segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Suíça proibe a construção de minaretes no país

Os suíços decidiram proibir a construção de minaretes, com 57% dos votantes a pronunciarem-se nesse sentido. Os minaretes são pequenas torres de mesquita de onde se anuncia aos muçulmanos a hora das orações.

Apenas quatro cantões em 26 que integram a Confederação votaram a favor dos minaretes nas mesquitas. São eles os cantões de Genebra, Vaud, Neuchatel e Basileia-cidade. Em Genebra encontra-se uma das quatro mesquitas da Suíça com minarete, logo os cidadãos pronunciaram-se claramente contra a proibição dessas pequenas torres.

Os analistas classificaram o resultado como surpreendente visto que contradiz as sondagens feitas durante a campanha que indicavam um resultado diferente. Dois dias antes das eleições, os resultados mostravam que a proibição não teria chances de ser aprovada, com cerca de 53% dos votantes a pronunciarem-se contra a propsta da direita populista.

O debutado da direita afirmou que " Os minaretes não são construções inocentes. São levantadas para marcar o território e a progressão do islã em países estrangeiros." "Os nossos minaretes são um símbolo de liberdade religosa" declarou um dos líderes da comunidade muçulmana na Suíça. Para a comunidade as suas mesquitas estão a ser utilizadas politicamente.

O tema teve uma repercussão bastante significativa pois superou as fronteiras suíças. Por muitos países, falou-se desta iniciativa da Suíça.

Os empresários suíços temem pelos seus negócios com o mundo muçulmano. Conhecida como um país neutro, a Suíça sempre teve acesso facilitado em países considerados fechados, como por exemplo Líbia ou Irã. Mas será que continuará assim?



Imagens da Campanha contra a Aprovação dos Minaretes


1 comentário:

  1. É verdade que foi proibido mas há inúmeros jovens a fazer manifestacões. É impressionante a solidariedade que é prestada não só à cultura árabe como a toda a cultura muculmana.
    De: Cláudia Sobral

    ResponderEliminar