domingo, 7 de março de 2010

Visita ao Centro Cultural Islâmico do Porto

Como planeado no nosso projecto, fizemos na sexta-feira uma visita ao Centro Cultural Islâmico do Porto com o intuito de conciliar a informação que recolhemos com a realidade e conhecer de perto a religião, as suas práticas e costumes.

Decidimos, então, fazer esta visita após termos feito uma pesquisa sobre o assunto em diversas fontes (livros, Internet, ...) e comparar com o que iriamos aprender com esta visita. O balanço que fazemos é bastante surpreendente pois concluimos que os media apenas trazem ao público o que acham conveniente e nem tudo o que se publica corresponde à realidade.

Um exemplo dessa situação é o estatuto da mulher nos países Árabes. Vem muita informação a público, mas apenas a parte má. E onde fica a parte boa? Não existe?

Com a informação que obtivemos anteriormente a esta visita a opinião que tinhamos era que a mulher era algo insignificante, sem utilidade e vítima das piores calamidades. Exemplo disso foi as duas últimas publicações que fizemos. Não significa que estas histórias que publicamos não correspondem à verdade, mas que não se devem generalizar.

Por em países como Arábia Saudita, Jordânia e outros serem assim não podemos dizer que todas as mulheres dos países árabes são maltratadas e muito menos que a culpa é da religião.

A religião não incita os homens a terem este tipo de comportamento. Estes comportamentos devem-se simplesmente a hábitos familiares que são levados de forma muito rigorosa e desumana. Foi uma das coisas que aprendemos com a nossa visita. Não é Alá que diz para bater numa mulher, pelo contrário. A mulher no Islão tem os mesmos direitos que os homens e uma importância três vezes maior que a deste. No Islão a mulher é símbolo de respeito e ela existe para mostrar o seu papel. Ela não deve ser comercializada e desvalorizada como acontece muitas vezes no ocidente. No Islão as mulheres têm um papel muito importante pois são elas as mães, são elas que quando nascemos sentem as dores, que nos carregam no ventre que nos educam, etc.

Também percebemos o quanto a família é fundamental nesta religião, e que o maior pecado que se pode cometer é desrespeitar os pais. Isso não tem perdão, pois são eles que nos criam que nos educam, e quando se tornam masi velhos temos também o dever de cuidar deles e não mostrar insatisfação pois seremos julgados pelos nossos actos no juízo final.

O responsável da mesquita explicou-nos detalhes da religião que são desconhecidos à maioria da nossa sociedade, devido ao problema referido acima.


Local da purificação

Sem comentários:

Enviar um comentário